Inicio > Endocrinología y Nutrición > Contribuições em ciências nutricionais e do exercício

Contribuições em ciências nutricionais e do exercício

Contribuições em ciências nutricionais e do exercício

Nosso organismo pode ser comparado a uma máquina que utiliza energia do alimento para o seu funcionamento, neste processo libera calor que é controlado para a manutenção da temperatura do corpo sempre em níveis regulares. Os maus hábitos alimentares têm uma grande influência sobre a obesidade, e a alimentação deve ser balanceada, dependendo do tipo, quantidade, qualidade e intervalo de tempo entre as refeições, implicando em um saldo positivo ou negativo calórico.

Contribuições em ciências nutricionais e do exercício

Marcelo Donizeti Silva¹

Fernando Roberto¹

Fernando Antonio Viana¹

Anderson Santana Silva¹

Prof. Dr. Carlos Alberto Simeão Júnior2

Profa. Dra. Maria Célia Barcellos Dalri3

  • Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
  • Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – GEEC – USP
  • Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – DEGE – USP

RESUMO

Ao contrário de outras máquinas, nosso organismo está continuamente destruindo (catabolismo) e construindo (anabolismo) os seus elementos. Alguns alimentos são vitais, pois, participam da composição de nutrientes fundamentais para o funcionamento do nosso corpo, isto significa que devemos nos preocupar com a qualidade e a quantidade de alimentos que ingerimos, assim como com o nível de prática de exercícios físico para a melhora da qualidade de vida.

Palavras-chave: Conhecimento; Nutrição humana, Exercício Físico.

RESUMEN

Nuestro cuerpo puede ser comparado con una máquina que utiliza energía de los alimentos para su funcionamiento, este proceso emite calor que se controla para mantener la temperatura del cuerpo siempre a niveles regulares. Los malos hábitos alimenticios tienen una gran influencia sobre la obesidad y los alimentos deben ser equilibrados en función del tipo, cantidad, calidad y tiempo de intervalo entre las comidas, lo que resulta en un balance calórico positivo o negativo. A diferencia de otras máquinas, nuestro cuerpo está constantemente destruyendo (catabolismo) y la construcción (anabolismo) su totalidad. Algunos alimentos son vitales, por lo tanto, participar en la composición de nutrientes esenciales para el funcionamiento de nuestro cuerpo, esto significa que nos preocupamos por la calidad y cantidad de los alimentos que comemos, así como el nivel de la práctica de ejercicios físicos para mejorar calidad de vida.

Palabras clave: Conocimiento; Nutrición humana; Ejercicio.

ABSTRACT

Our body can be compared to a machine that uses food energy for its operation, this process gives off heat which is controlled to maintain body temperature always at regular levels. Bad eating habits have a great influence on obesity, and food should be balanced depending on the type, quantity, quality and time interval between meals, resulting in a positive or negative caloric balance. Unlike other machines, our body is constantly destroying (catabolism) and building (anabolism) its entirety. Some foods are vital, therefore, participate in the composition of key nutrients to the functioning of our body, this means that we care about the quality and amount of food we eat, as well as the level of practice of physical exercises to improve quality of life.

Keywords: Knowledge; Human nutrition; Exercise.

INTRODUÇÃO

Uma alimentação equilibrada é fundamental para qualquer pessoa que busque uma vida saudável e deseje se prevenir de problemas de saúde. A alimentação deve ser prazerosa, saudável e individualizada, devendo desta forma atender seus hábitos e sua rotina de vida assim como aos seus objetivos (1).

A nutrição precede a saúde e que uma boa alimentação deve conter os conceitos básicos de variedade, moderação e proporcionalidade entre os nutrientes (2).

Nenhum alimento pode fornecer todas as substâncias em quantidades necessárias, além disso, considera-se que uma dieta prudente deve conter 55% Carboidratos, 30% Gorduras e 15% Proteínas (3).

Uma alimentação adequada é fundamental para que consigamos atingir a performance esportiva ótima, sendo assim, se a alimentação apresenta-se deficiente em um determinado nutriente fundamental para a produção de energia durante o exercício, a performance será prejudicada. Existem de quarenta nutrientes diferentes, classificados em seis grupos (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e água), são necessários para uma boa saúde e esses nutrientes devem vir de uma variedade de alimentos (4).

REVISÃO DE LITERATURA

Os nutrientes podem ser agrupados em 6 diferentes classes: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais e água. Geralmente, o carboidrato é usado como fonte de energia. A gordura fornece energia e também faz parte da estrutura da maioria das células (5).

A proteína desempenha uma série de papéis, sendo necessária para: a) formação, crescimento e desenvolvimento de tecidos corporais; b) formação de enzimas que regulam a produção de energia; e c) geração de energia, sobretudo quando os estoques de carboidratos estão baixos (6).

As vitaminas regulam os processos metabólicos trabalhando como coenzimas (7).

Muitos minerais estão envolvidos com a regulação do metabolismo, mas alguns também contribuem com a formação da estrutura do nosso corpo como um todo. Finalmente, a água compõe a maior parte do nosso peso e ajuda a regular uma variedade de processos metabólicos (8).

Os