Inicio > Endocrinología y Nutrición > Riscos para saúde associados ao aumento do peso corporal

Riscos para saúde associados ao aumento do peso corporal

Riscos para saúde associados ao aumento do peso corporal

O excesso de peso é um dos fatores de risco para a saúde mais frequente, o que aumenta não só o perigo do surgimento de doenças degenerativas do sistema cardiovascular, mas também o risco do surgimento de diferentes problemas ortopédicos e doenças relacionadas com o funcionamento do metabolismo.

Riscos para saúde associados ao aumento do peso corporal

Marcelo Donizeti Silva (¹)

Fernando Roberto (¹)

Fernando Antonio Viana (¹)

Anderson Santana Silva (¹)

Prof. Dr. Carlos Alberto Simeão Júnior (2)

Profa. Dra. Maria Célia Barcellos Dalri (3)

  • Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
  • Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – GEEC – USP
  • Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – DEGE – USP

RESUMO

Ao reduzirem o peso corporal os indivíduos com excesso de peso passam a apresentar uma maior proteção aos eventuais distúrbios crônico-degenerativos, e se os sintomas como aparecimento ou desenvolvimento da hipertensão, níveis elevados da glicose sanguínea associados à diabetes, risco de osteoartrites, entre outros já manifestaram progressão, estes tendem a diminuir ou desaparecer.

Palavras-chave: Peso corporal; Riscos; Saúde.

RESUMEN

El sobrepeso es uno de los factores de riesgo para la salud más frecuente, que no sólo aumenta el riesgo de la aparición de enfermedades degenerativas del sistema cardiovascular, sino también el riesgo de la aparición de diferentes enfermedades y problemas ortopédicos relacionados con el funcionamiento del metabolismo.

Al reducir el peso corporal individuos con sobrepeso vienen a presentar una mayor protección para los trastornos degenerativos crónicos, y síntomas tales como la aparición o el desarrollo de hipertensión, niveles altos de glucosa en sangre asociados con la diabetes, el riesgo de la osteoartritis, entre otros ya tienen progresiva, estos tienden a disminuir o desaparecer.

Palabras Clave: El peso corporal; Riesgos; Salud.

ABSTRACT

Overweight is one of the risk factors for the most frequent health, which not only increases the risk of the appearance of degenerative diseases of the cardiovascular system, but also the risk of the onset of different diseases and orthopedic problems related to the functioning of the metabolism.

By reducing the body weight overweight individuals come to present greater protection for any chronic degenerative disorders, and symptoms such as occurrence or the development of hypertension, high levels of blood glucose associated with diabetes, risk of osteoarthritis, among others already have progressive, these tend to decrease or disappear.

Keywords: Body weight; Risks; Health.

INTRODUÇÃO

A obesidade é caracterizada não só pelo aumento do peso corporal, mas especificamente pelo aumento excessivo de massa adiposa depositada em vários compartimentos corporais (¹). Sobrepeso é compreendido como o aumento excessivo de peso corporal total, o que pode ocorrer em consequência de modificações em apenas um dos seus constituintes (gorduras, músculos, ossos e água) ou em seu conjunto (²). O diagnóstico da obesidade refere-se, especialmente, ao aumento na quantidade generalizada ou localizada de gordura em relação ao peso corporal, associado a vários riscos à saúde (³).

Atualmente está claro que a obesidade é resultado de inúmeras causas e pode ser classificada em dois principais tipos: endógena (incluindo-se as anomalias metabólicas, anomalias endócrinas e as lesões cerebrais) e a exógena, que abrange basicamente todos os fatores externos ao corpo, incluindo o excesso alimentar e inatividade (4). Com a evolução da espécie humana está evidente que o comportamento inadequado do homem, como estilo de vida, os maus hábitos alimentares e inatividade, vêm a aumentar o índice de pessoas obesas em todo mundo (5).

Existem certos distúrbios genéticos que predispõem o indivíduo à obesidade. No entanto, o mais preocupante seria o aspecto familiar na obesidade, pois existi uma ligação genética entre um pai obeso e uma criança obesa, e a obesidade tem seu comportamento resultante de ambos compartilharem das mesmas refeições e viverem sob as mesmas condições ambientais (6).

A obesidade é classificada em exógena e endógena (7):

A obesidade exógena é determinada por fatores extrínsecos, provenientes do desequilíbrio crônico entre a energia ingerida e a consumida. Aproximadamente 95% dos casos de obesidade provem desse fator.

Contudo a obesidade endógena é devido a fatores intrínsecos como síndromes genéticas e endocrinopatias que dificilmente encontram-se valores próximos a 5%.

Sabe-se que já na época dos antigos gregos e romanos, as mulheres foram mais admiradas por sua beleza do que pelas suas habilidades físicas e esportivas; cotidianamente, a arena do esporte era dominada pelo sexo masculino, porém, em relação ao trabalho físico intenso, esperava-se que as mulheres se equiparassem aos homens, um papel que elas continuam a desempenhar atualmente (8).