O iogurte. Estrategia natural para a saude
Autor: Dr. Daniel Ramon Gutierrez Rodriguez | Publicado:  20/05/2008 | | |
O iogurte. Estrategia natural para a saude

Tradução: Gabriela Maltempo Peixer


O iogurte. Estratégia natural para a saúde.

 

Dr. Daniel Ramon Gutierrez Rodriguez

 

O consumo de iogurte reduz a população de bactérias perjudiciais no intestino provocando um reequilibrio do ecosistema bacteriano intestinal da cada indivíduo, aumentando a quantidade de bactérias lácticas beneficiosas e diminuindo o número de bactérias do grupo bacteroides e Prevotella, especialmente Bacteroides vulgatus, que está associado com processos cancerígenos e doenças inflamatorias intestinais. (1) O iogurte natural pode ajudar a combater a halitose, a cáries e as doenças das gengivas,  o segredo radica nalgumas bactérias ativas que contém o iogurte, especificamente a Lactobacillus bulgaricus e a Streptococcus thermophilus 2) O consumo de 90 gramas de iogurte duas vezes no dia durante 6 semanas, provoca a diminuição dos  níveis de sulfuro de hidrógênio ou outras substâncias que contribuem ao mal álito (3) Alguns autores estudaram que o consumo de iogurte pode estimular o sistema imune, especialmente em idosos.

 

Encontraram que voluntários que consumiram o leite que continha a bactéria do iogurte experimentaram uma estimulação da actividade imunitária, o que em opinião dos autores pode significar uma maior capacidade para lutar contra as infecções microbianas e talvez contra vírus e células cancerosas. Os que tomaram o leite sem a cepa bacteriana mostraram l incrementos menores da atividade inmunitaria. (4) A prevenção e o tratamento da diarréia é um dos benefícios contribuídos pelos prebióticos.

 

Há algumas diarréias produzidas pela intolerância à lactosa e o que se deve fazer não é deixar de tomar lacticínios senão introduzir o iogurte, produto melhor tolerado. Também a administração de leites fermentadas com bactérias vivas, tem um efeito protector tanto na duração como na intensidade das diarréias provocadas por rotavirus, o agente mais infeccioso nos primeiros anos de vida, bem como nas provocadas pela ingestión de antibióticos. (5) O iogurte melhora a evacuação gástrica, incrementa o nível de calcio no organismo, acrescenta a flora intestinal e melhora o sistema inmunológico, este conta também com efeitos clínicos beneficiosos,  maior tolerância ao leite, redução do colesterol e da hipertensão, prevenção de infecções uretrais e vaginais, reduz o risco de padecer certos tumores cancerígenos, como o de mama, colon e recto. O iogurte melhora a inmunidade das pessoas anoréxicos.

 

O iogurte contribui calcio, proteínas de alta qualidade, vitaminas e hidratos de carbono, mas a sua principal vantagem é a melhora das defesas do organismo, em geral, e dos anoréxicos nervosos, em particular, pelo que faz parte do tratamento destes doentes desde que são ingresados no tratamento. Este produto lácteo modula a função intestinal e o sistema inmunológico dos pacientes, que apresentam graves desequilíbrios ocasionados pela anorexia, além de preparar ao organismo para a asimilación de nutrientes e evitar diarréias quando comecem a ingerir outros alimentos

 

As bactérias lácticas do iogurte reforçam o organismo, de forma que ajudam a prevenir o aparecimento de infecções e alergias posteriores em pessoas submetidas a um tratamento nutricional a base de três iogurtes diários.

 

O iogurte é um dos produtos melhor aceitados pelos doentes, pelo seu baixo conteúdo calórico, aliás a melhor dieta para estes pacientes é uma alimentação variada, e acrescentou que a  chave para resolver seu problema é uma boa nutrição geral.O consumo habitual de iogurte -dois diários- previne o aparecimento de gastroenterite e ajuda na recuperação de pacientes anoréxicos, as duas bactérias vivas que contém o iogurte -Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus- são as responsáveis por estes benefícios porque actuam como reguladores da flora intestinal. Sobre as propriedades do iogurte, experimentou-se, tanto em animais como em humanos, e seus resultados demonstram que a ingesta de iogurte após a extracção de um tumor em cancros de colon e de mama atrassa o aparecimento de um novo tumor. Isto não quer dizer que sare o cancro, só achamos que seu consumo melhora a digestão das gorduras, proteínas e hidratos de carbono qual atrasa ou previne, segundo a predisposição, o aparecimento de certos tumores. O mecanismo metabólico destes efeitos explica-se porque certas cepas destas bactérias são capazes de exercer a acção antitumoral ao inhibir agentes químicos carcinogéneos. Também activam a produção de anticorpos e de macrófagos pelo que melhoram o sistema imunológico "ajudando a prevenir infecções ou se, finalmente estas se produzem, o fazem com menos violencia". Este incremento das defesas naturais o faz especialmente propício para curar a anorexia nervosa, uma doença na quual o paciente deixa de comer, degradando seu sistema imunológico de forma substancial.

 

Os iogurtes constituíram um alimento presente à alimentação humana.

 

A existência destas bactérias -Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus- resulta determinante para que o iogurte contribua seus beneficiosas propriedades, mesmo que sua presença, cujo máximo se situa aproximadamente em 10 milhões de colónias por grama, diminui com o tempo.

 

O melhor é consumir o produto uma ou duas semanas antes do seu vencimento porque é quando mais bactérias contém; após essa data, ainda mantém as propriedades nutritivas do calcio ou das proteínas, mas os microorganismos desaparecem. Também estes alimentos devem manter a corrente de frio entre os zero e os quatro graus, porque uma exposição a temperaturas superiores acaba totalmente com a colónia de bactérias. (7) Consumir um iogurte cada dia não significa ir ao médico com menor frequência, mas existem  inúmeras razões de saúde para incorporar este lacticínio à sua dieta habitual.

Sobre os benefícios do iogurte resumimos:

 

• Uma xícara de 250ml de iogurte natural desnatado proporciona cerca de 400 miligramos (mg) de calcio, mais que os 300mg contidos num copo de leite de igual  tamanho.

• O iogurte também contém a mesma quantidade de potasio que uma banana, e a mesma quantidade de proteína que um ovo ou que 30g de carne.

• As bactérias vivas do iogurte ajudam à digestão e protegem-na contra outras bactérias perigosas.

 

De facto, parte da reputação do iogurte como alimento saudável se deve á presença de bactérias vivas. Para fazer o iogurte, faz-se um cultivo ou se fermenta o leite morno com dois tipos de bactérias. Embora muitas das bactérias podem provocar doenças, estas são beneficiosas, já que ajudam a decompor a lactosa (o açúcar natural do leite) e fazem que o iogurte seja mais fácil de digerir que o leite, para quem têm intolerância à lactosa.

 

(8) O problema da lactosa evita-se tomando produtos fermentados como o iogurte e o kefir, já que no processo de fermentación a lactosa é transformada em ácido láctico beneficioso para nossos intestinos. Em muitos queijos no processo de fermentação á lactosa transforma-se em glucose e galactose ou em ácido láctico.

 

O efeito beneficioso do iogurte radica em seu conteúdo em Lactobacillus Bífidus que semeia a flora bacteriana intestinal, prevenindo o aparecimento de bactérias pouco desejáveis causantes de putrefacções e infecções, enquanto a acidez do ácido láctico favorece o crescimento das colónias beneficiosas de Lactobacillus. (9)

 

Bibliografia:

 

1. Jano On-line y agencias. Yogurt contra las bacterias perjudiciales del intestino. [monografía en Internet]. Madrid: Ediciones Doyma S.L; 2006 [citado 6 mar 2006]. Disponible en:

http://db.doyma.es/cgi-bin/wdbcgi.exe/doyma/press.plantilla?ident=43305&mail=Si

2. Jano On-line y agencias. El yogurt natural ayuda a combatir la halitosis, las caries y las enfermedades de las encías. [monografía en Internet]. Madrid: Ediciones Doyma S.L; 2005 [citado 6 mar 2006]. Disponible en:

http://db.doyma.es/cgi-bin/wdbcgi.exe/doyma/press.plantilla?ident=37989

3. Jano On-line. Yogurt contra la halitosis. [monografía en Internet].Madrid: Ediciones Doyma S.L; 2005 [citado 4 mar 2006]. Disponible en:

http://db.doyma.es/cgi-bin/wdbcgi.exe/doyma/press.plantilla?ident=37888

4. Jano On Line. Más evidencias sobre los beneficios del yogurt para el sistema inmune. [monografía en Internet]. Barcelona: Ediciones Doyma S.L; 2000 [citado 8 mar 2006]. Disponible en:

http://db.doyma.es/cgi-bin/wdbcgi.exe/doyma/press.plantilla?ident=10785

5. Jano On-line. Yogurt para reducir el riesgo de diarrea. [monografía en Internet].Madrid: Ediciones Doyma S.L; 2001 [citado 8 mar 2006]. Disponible en:

http://db.doyma.es/cgi-bin/wdbcgi.exe/doyma/press.plantilla?ident=14650

6. Jano On-line. Trescientos científicos analizan en Barcelona los beneficios del yogurt. [monografía en Internet]. Barcelona: Ediciones Doyma S.L; 1999 [citado 8 mar 2006]. Disponible en:

http://db.doyma.es/cgi-bin/wdbcgi.exe/doyma/press.plantilla?ident=7582

7. Jano On Line. Estudios del CSIC ponen de manifiesto las propiedades saludables del yogurt. [monografía en Internet].Madrid: Ediciones Doyma S.L; 1999 [citado 8 mar 2006]. Disponible en:

http://db.doyma.es/cgi-bin/wdbcgi.exe/doyma/press.plantilla?ident=5622

8. Un estilo de vida saludable reduce el riesgo de cáncer. [Monografía en Internet]. Rochester: Mayo Clinic News en Español; 2005 may [citado 8 mar 2006]. Disponible en:

http://www.mayoclinic.org/news2005-sp/2857.html

9. Cuevas Fernández O. Las ventajas del yogurt. [Monografía en Internet]. Barcelona: Asociación Vida Sana; 2006 [citado 7 mar 2006]. Disponible en:

http://www.enbuenasmanos.com/articulos/muestra.asp?art=934

 

 

Tradução: Gabriela Maltempo Peixer




banner_traductores
 



 

Revista Electronica de PortalesMedicos.com
INICIO - NOVEDADES - ÚLTIMO NÚMERO - ESPECIALIDADES - INFORMACIÓN AUTORES
© PortalesMedicos, S.L.
PortadaAcerca deAviso LegalPolítica de PrivacidadCookiesPublicidadContactar