ASTIGMATISMO E CIRURGÍA LÁSER:É REALMENTE EFICAZ?

Tradução: Gabriela Maltempo Peixer

http://www.portalesmedicos.com/traductores-medicina/maltempo/index.htm

Os avanços na  técnica cirúrgica oftalmológica hão permitido que se realizem de forma rotineira,  com  limitados riscos, intervenções que não pudessem ter sido  imaginadas há uns anos.
Com bem poucas moléstias e só em alguns  minutos, problemas como a miopía, hipermetropía ou astigmatismo, podem desaparecer de maneira permanente.

O astigmatismo é um defeito de refracção devido a que os dois eixos da córnea são  de diferentes tamanhos, un deles mais  curvo e outro mais plano. Isto significa que a imagem que chega na retina se encontra desenfocada. No astigmatismo hipermetrópico um eixo se foca na retina e o  outro por detrás dela. Quando um dos dois eixos se projéta pela frente da retina nos encontramos ante o astigmatismo miópico. Se nenhum dos dois eixos coincide na  retina falamos de astigmatismo mixto.

O procedimiento conhecido como Keratomileusis In Situ Asistida por Láser (LASIK) é a técnica mais efetiva e segura atualmente para a correcção de astigmatismos menores de 6 dioptrías. É o procedimento mais utilizado atualmente já que 90% dos pacientes tem um astigmatismo deste tipo. O LASIK modifica o poder da córnea, que é o principal lente do olho. A cornea tem três capas principais: epitelio, estroma e endotelio. O LASIK modifica la corvatura do estroma para dar nova forma à córnea.
A vantagem do LASIK sobre outros procedimentos com láser consiste em que o talhado se realiza nas capas fundas do estroma corneal.
O procedimento  realiza-se mediante anestesia tópica (gotas oculares) e é muito rápido (poucos minutos).

Como qualquer procedimento cirúrgico,admite-se  certo risco, ainda com as técnicas atuais  a incidencia de complicações é  muito pequena. Em ocasiões é preciso a realização de um outro segundo procedimento aplicando a mesma técnica (Keratomileusis In Situ Asistida por Láser - LASIK) para atingir um resultado ótimo.

Tradução: Gabriela Maltempo Peixer

http://www.portalesmedicos.com/traductores-medicina/maltempo/index.htm