»    »    »  Luis Maia, PhD
Luis Maia, PhD
Publicaciones de este Autor
» Protocolo Pratico de Intervenção para as Perturbações de Ansiedade
 Luis Maia, PhD |  28/08/2012 | |


O presente artigo incide nas Perturbações de Ansiedade, tendo como objectivo fundamental a elaboração de um protocolo prático de intervenção terapêutica neste âmbito. O mesmo inicia-se com algumas definições relativas à ansiedade, medo, stress ,vários tipos de perturbações de ansiedade e respectivos factores de risco.

Seguidamente focaliza-se o processo de intervenção das Perturbações de Ansiedade, incidindo principalmente nos modelos cognitivo-comportamentais, tanto ao nível da avaliação como da intervenção propriamente dita. No entanto, ainda que esta separação seja feita neste artigo (avaliação e intervenção), tal e feito apenas por questões de estruturação do mesmo, uma vez que na prática o que acontece é que os dois se realizam simultaneamente.


» O papel do clínico para mudar a lei penal. Inimputabilidade – clinicamente, criminoso ou não?
 Luis Maia, PhD |  12/02/2013 | |


Vários temas sócio jurídicos se transformam em Problemas de Alarme e Saúde Pública. Neste artigo discutiremos o enquandramento que é dado ao teto de responsabilidade criminal, pelos vários efeitos de ininputabilidade: anomalia psíquica, idade e intoxicação.
Das três, facilmente concluímos que aquela que constitui um problema que escapa ao campo clínico é o da inimputabilidade por razão idade.



Revista Electrónica de PortalesMedicos.com. ISSN 1886-8924

Revista Electrónica de PortalesMedicos.com – ISSN 1886-8924 – 

Revista de periodicidad quincenal dirigida a los profesionales de la Salud de habla hispana interesados en mantener sus conocimientos científicos al día y cultivar una formación continuada en las diversas especialidades en que se divide el Conocimiento Médico actual.

Leer el último número publicado



Revista Electronica de PortalesMedicos.com
INICIO - NOVEDADES - ÚLTIMO NÚMERO - ESPECIALIDADES - INFORMACIÓN AUTORES
© PortalesMedicos, S.L.
PortadaAcerca deAviso LegalPolítica de PrivacidadCookiesPublicidadContactar