Adolescência e suicídio
Autor: Dra. María Elena Francia Reyes | Publicado:  19/07/2008 | | |
Adolescência e suicídio.1

Adolescência e suicídio

 

1- Doutora. María Elena Francia Reyes

2- Doutora. Patricia de los Ángeles Ramírez Fernández

3- Doutora. Hisel Castañeda González

4- Doutor. Marco J. Albert Cabrera

 

Créditos dos autores

 

1- Master em Ciências. Especialista do Primeiro grau em Psiquiatria Infanto-Juvenil. Professora Assistente ISCM-H .Diplomada em Comunicação Social e Terapia Floral.

2- Especialista do 1er grau em Psiquiatria Adulto. Diplomada em Terapia Floral

3- Master em Psiquiatria Social. Especialista do Primeiro grau em Psiquiatria Adulto Professora Assistente ISCM-H

3- Master em Ciências de Investigação em Ateroscleroses. Especialista do Primeiro e Segundo Grau em Medicina Interna. Especialista do Segundo Grau em Medicina Geral Integral. Professor Auxiliar do ISCM-Havana.

 

Tradução: Gabriela Maltempo Peixer

http://www.portalesmedicos.com/traductores-medicina/maltempo/

 

Indice

 

• O que é a adolescência?

• Discriminação dos adolescentes

• Suicídio

• Resenha histórica

• Visão sociológica

• Lista de países por suicídio per capita

• Cuidado!

• Manifestações suicidas

• Fatores de risco

• Fatores protetores

• Crises suicidas

• Referências bibliográficas

 

Objetivo: Conhecer as caraterísticas fundamentais dos adolescentes com risco suicida.

 

A vida tem etapas e coisas maravilhosas, mas nenhuma como a adolescência, palavra que provêem do grego adoleceré e cujo significado é crescer. A adolescência é um contínuo da existência do individuo, onde realiza-se a transição entre o infante ou criança e o adulto. Esta transição ou mudança realiza-se não somente desde o ponto de vista biológico (aumento de peso, medida e secreções hormonais), mas também se estende às esferas psíquicas, sociais, intelectuais e sexuais.

 

As mudanças na adolescência se produzem por:

 

1. Inteligência

2. Força

3. Imaginação

4. Sexualidade

5. Perseverância em fins pessoais

6. Capacidade de criar a partir da nossa imaginação

7. Manejar as novas experiências

 

Este período do desarrolho humano começa com a puberdade e se expressa em todas as esferas da vida. Sua duração é variável e não tem limites exatos, aliás os autores a situam entre os 10 e 19 anos de idade.

 

A adolescência é uma etapa de transição de ser criança a ser adulto que se carateriza pelas mudanças biológicas, psicológicas e sociais, os quais ocorrem de forma muito rápida e dinâmica. Ao produzir-se as mudanças físicas e emocionais fundamentalmente se formarão as caraterísticas da idade adulta posterior e se estabelecerão os primeiros rasgos da personalidade, muitos dos quais gerarão conflitos, mas estes dramas são essencialmente positivos e necessários para o desarrolho do ser humano, porque com essas experiencias vão madurando a sua personalidade.

 

Durante esses anos se produz o chamado crescimento da puberdade que se evidencia no aumento da estatura e do peso. O incremento da massa muscular, que é mais marcada no homem do que na mulher, o qual faz que frente ao exercício este tenha um maior rendimento e se recupere mais rápido. O adolescente não é harmônico, pelo que em ocasiões seus movimentos são tolos e com falta de coordenação.

 

Não tem a maturidade suficiente para enfrentar e compreender os problemas que gera seu próprio desarrolho. A diferença da puberdade, que começa a uma idade determinada (aos 9 anos nas meninas e 11 nos rapazes aproximadamente) devido a mudanças hormonais, a adolescência pode variar muito na idade e na duração em cada individuo, pois está relacionada não somente com a maturidade das psiques do individuo, mas também depende de fatores psico-sociais mais amplos, complexos, originados principalmente no ambiente familiar.

 

A circulação dos hormônios no sangue aparece e se incrementam suas concentrações, por isso aparece a capacidade reprodutiva e os caracteres sexuais secundários, é dizer o pelo pubiano na mulher assim como o alargamento dos quadris, e crescem os seios, no homem, crescimento dos testículos e o pênis, o pelo pubiano e a línea alba é por isso a sua semelhança com o adulto, mas ainda não tem a maturidade suficiente para enfrentar e compreender os problemas que gera o seu próprio desarrolho.

 

O adolescente é sonhador e é a etapa da vida em que começa a fazer-se diferentes perguntas relacionadas com coisas ou situações que até esse momento não tinham chamado a sua atenção porque começa a pensar por si mesmo. As relações pessoais mudam, gerando contradições entre eles e é muito caraterístico da etapa a ambivalência afetiva da alegria à tristeza com muita facilidade sem motivos aparentes.

 

São muito analíticos e tratam de se encontrar a si mesmos, é o momento de procurar independência e sua identidade. A integração  num grupo é a sua prioridade  já que precisa sentir-se aceitado pelo outros e a opinião deles é determinante para a sua conduta posterior, situação que está em desacordo com a opinião dos seus pais.

 

Para os pais não é fácil adaptar-se às novas exigências e dereitos dos seus filhos, já que até esse momento sua opinião era a que tinha mais importância.

 

Em muitos pais inflexíveis com as demandas dos seus filhos e é aqui onde começam as primeiras contradições e problemas. A luta pela independência está relacionada com o desarrolho do pensamento abstrato, é dizer o adolescente desarrolha a capacidade de formar-se novos juizos, valores éticos e sociais, se cria opiniões, ou seja se individualiza a sua forma de pensar e atuar. Este fato como expressão do desarrolho é positivo, mas é necessário que exista compreenssão entre pais e filhos para que continue a harmonia familiar.

 

Os adolescentes às vezes se comportam como crianças e outras como adultos, é uma etapa na que definem gostos e preferencias na esfera sexual, desarrolhando a sua identidade. Em alguns momentos os jovens acham saber como realizar as coisas ou tomar uma decisão sem necessidade de conselhos prévios, essa atitude os faz vulneráveis de cometer erros que podem traduzir-se em condutas sexuais irresponsáveis ou em outros comportamentos errados da vida cotidiana como é o consumo de drogas. Os pais não podem esquecer falar-lhes aos seus filhos dos sentimentos, os valores, e prepará-los para viver uma vida sadia.

 

É muito importante para o adolescente sentir-se aceitado tanto pelos seus amigos como pelos seus familiares, reconhecer-lhes seus logros aumenta sua auto-estima e lhes da seguridade. Nesta etapa existem mudanças comuns para ambos sexos, mas é importante sinalar que a garota ou o garoto tem as caraterísticas próprias do meio familiar onde se tem desarrolhado a sua vida.


Revista Electronica de PortalesMedicos.com
INICIO - NOVEDADES - ÚLTIMO NÚMERO - ESPECIALIDADES - INFORMACIÓN AUTORES
© PortalesMedicos, S.L.
PortadaAcerca deAviso LegalPolítica de PrivacidadCookiesPublicidadContactar