Protocolo Pratico de Intervenção para as Perturbações de Ansiedade
Autor: Luis Maia, PhD | Publicado:  28/08/2012 | | |
Protocolo Pratico de Intervenção para as Perturbações de Ansiedade .8

O relaxamento permite então diminuir os sintomas autónomos e a tensão muscular, permitindo a concentração, não nos pensamentos disfuncionais mas na realidade, aumentando o auto-controlo (Cordioli, 1998). Vieitas (1999) acrescenta que este aumento de auto-controlo se deve essencialmente à percepção de auto-eficácia na diminuição dos níveis de ansiedade.

No quadro XII apresenta-se um exemplo de passos de relaxamento progressivo para 4 grupos musculares.

1. Braços
2. Face e Pescoço
3. Peito, Ombros, parte superior das Costas e Abdómen
4. Pernas
5. Conclusão

Passos de relaxamento para 4 grupos musculares - Adaptado de Gonçalves, 1999.

Relaxamento pela Respiração
De acordo com Heron (2002), o propósito da respiração é obter oxigénio e libertar toxinas do organismo. O mesmo autor refere que, quando nos tornamos adultos desenvolvemos maus hábitos de respiração, cujas causas assentam numa má postura corporal, um estilo de vida sedentário, roupas apertadas e stress. Quando se respira correctamente «Energy circulates through the body, which means that tissues regenerate, fatigue is reduced and concentration improves, as does the ability to sleep well. Similarly there is a greater equanimity of mood and resistance to illness through a general cleansing of the system» (Heron, 2002, p.38). Para além disso, só com uma respiração correcta e adequada é que se consegue relaxar. Assim, o uso da respiração no relaxamento não se limita a permitir mudar maus hábitos de respiração, mas principalmente a induzir o relaxamento do corpo e da mente pela respiração. É então importante ensinar à pessoa algumas estratégias que a ajudem a melhorar a sua respiração (Heron, 2002), tais como as que se apresentam no quadro a seguir (quadro XIII):

Respiração completa
Esta técnica de respiração envolve quatro passos progressivos:

Respiração diafragmática
Tente inspirar de forma a encher o estômago de ar… ponha as suas mãos sobre o seu estômago com os dedos a tocarem-se. Ao inspirar, os seus dedos devem afastar-se.

Respiração intercostal
Ponha as suas mãos junto às suas costelas, de lado. Agora inspire para que estas se expandam ligeiramente para os lados.

Respiração clavicular
A atenção é posta na parte superior do peito. Deve-se sentir o externo subir ligeiramente, devagar, sem provocar a elevação dos ombros. As mãos podem colocar-se abaixo do externo, de ambos os lados, para entir o movimento das costelas.
Os três passos anteriores seguidas de uma só vez

Respiração progressiva
Preste atenção a cada parte do seu corpo. Comecemos pela cabeça. Inspire relaxamento para essa parte, e expire tensão dessa mesma parte…

Contagem
Conte “um” e inspire, conte “dois” e expire, repita algumas vezes, relaxando com cada número contado…
Imaginação da onda
Imagine-se a flutuar num lago. Enquanto inspira e expira vai sentindo salpicos de água no seu corpo… cada vez está mais relaxada…

Estratégias de respiração - Adaptado de Heron (2002, p.39-41).

Relaxamento pela Visualização

Trata-se de uma técnica que permite o relaxamento mental (Simmons & Daw, 2003; Heron, 2002). A faculdade aqui presente é a imaginação. A maioria das imagens ilicitadas baseiam-se nos sentidos, ou seja, são cenas onde a pessoa imagina que vê, sente, ouve, cheira ou saboreia. Sugere-se algo alegre, sereno ou perfeitamente calmo. De facto, «By focusing on relaxing images we reinforce the fact that we are in a safe environment, which allows us to deepen our physical relaxation» (Heron, 2002, p.42).

A visualização pode ser sobre imagens simples, o chamado slide de paz criadas pelo próprio paciente, ou sugeridas pelo terapeuta, através de sugestão simples ou:

Técnicas de aprofundamento (e.g.: Imagine que está num jardim, no cimo de uma escadaria. Comece a descer as escadas, relaxando mais e mais a cada uma, à medida que as vai contando. Ao chegar à ultima escada já estará num estado de completo relaxamento)

Visualizações guiadas (e.g.: Imagine-se a caminhar numa floresta… arvores centenárias… a luz do sol nas folhas… cores de verão… o cheiro da terra… o som dos pássaros… fetos a oscilar com a brisa… um dia quente, mas fresco sob a sombra das árvores… você aproxima-se de um terreno agrícola… um pasto fresco e macio… senta-se à sombra… observa as árvores… o céu é azul por cima de si…coelhos brincam na erva, indiferentes à sua presença… vê uma corça; também ela não tem medo…a corça aproxima-se de si… você olha nos seus inocentes olhos castanhos… ela deixa que a acaricie, e depois agachar-se ao seu lado… você relaxa completamente…) - Heron (2002, p.44-45).

Para aquelas pessoas que apresentam dificuldades imagéticas, o terapeuta pode instrui-las a relaxar através da repetição de afirmações em silêncio e mentalmente, que devem ser de acordo com o paciente, tais como “Estou numa paz perfeita...”, “Em qualquer momento que queira relaxar posso voltar a este lugar...”, “ Estou a relaxar cada vez mais...“.

Powell (2000) sugere que, após os pacientes perceberem a diferença entre tensão e relaxamento, e já tenham treinado várias técnicas das várias formas de relaxamento, estarão aptos para que o terapeuta lhes ensine estratégias de relaxamento mais gerais que estes poderão utilizar quando começarem a sentir o seu corpo tenso (quadro XIV).

Passos:

1. Mude a sua postura para uma mais relaxante quando sentir que começa a ficar tenso. Coloque os seus braços para baixo, sem fazer tensão, como se os deixasse cair.
2. Repita um som ou expressão que considere relaxante para si, como por exemplo a palavra “calma” ou a expressão “Eu vou relaxar o meu corpo. Cada vez está mais relaxado...”.
3. Fixe o seu olhar num objecto perto de si, como um quadro ou uma peça de decoração que goste.
4. Pense numa imagem que considere particularmente calma e serena e imagine-se nela, por exemplo numa praia deserta. Imagine o que veria, os sons, cheiros e sensações. Imagine o seu corpo a tornar-se pesado e quente.
5. Respire pelo nariz e preste atenção à sua respiração. À medida que for expirando foque-se no seu plano mental (criado no passo anterior). Respire facilmente, devagar e naturalmente. Respire diafragmaticamente.

Passos gerais para o relaxamento - Traduzido e Adaptado de Powell, 2000, p.12

III. Identificação de pensamentos automáticos negativos

Apesar de alguns pacientes não apresentarem dificuldades em identificar os seus pensamentos negativos, outros necessitam de algum treino. Assim, podem destacar-se algumas técnicas na identificação de pensamentos negativos (Clark, 1997; Simmons & Daw, 2003 - quadro XV).

Discussão de uma experiência emocional recente
Solicita-se ao paciente que recorde uma situação em que tenha sentido ansiedade. Assim, o paciente evoca os pensamentos associados, colocando questões como “o que pensou naquele momento?”; “ocorreu-lhe alguma imagem?”; “o que de pior lhe poderia acontecer no momento?”. Após esta identificação o terapeuta deverá auxiliar o paciente a verificar as ligações entre as cognições e as sensações.
Utilização de imagens mentais e role play para reviver uma experiência emocional
Esta estratégia é utilizada se a anterior não resultar. Assim, pede-se ao paciente que reviva um facto emocional recente, reproduzindo-o em situação de role play. Se a situação envolve interacção, após uma descrição detalhada o terapeuta representa o papel do outro interveniente.
Mudanças de humor durante a sessão
Mesmo durante a sessão podem ocorrer variações na forma de estar do paciente, se tal ocorrer, o terapeuta poderá questioná-lo acerca de que pensamento lhe ocorreu naquele momento


Técnicas para a Identificação de Pensamentos Automáticos Negativos - Adaptado de Clark, 1997, p. 96-99

Quando o paciente conseguir identificar o que são os pensamentos automático negativos, já poderá proceder à elaboração de registos de automonitorização que são explicitados a seguir.


Revista Electronica de PortalesMedicos.com
INICIO - NOVEDADES - ÚLTIMO NÚMERO - ESPECIALIDADES - INFORMACIÓN AUTORES
© PortalesMedicos, S.L.
PortadaAcerca deAviso LegalPolítica de PrivacidadCookiesPublicidadContactar